Criação: 21 de outubro de 2003.
Horário de Funcionamento: Diariamente, das 7h às 17h.
Descrição: Uaimii era a denominação indígena para o rio das Velhas, que depois foi alterada para Guaicuí, que quer dizer “rio das velhas tribos descendentes”. Além de ser a primeira Floresta Estadual de Minas, abriga um importante remanescente de mata atlântica e, em conjunto com o Parque Estadual do Itacolomi, a Estação Ecológica do Tripuí, a Área de Proteção Ambiental Cachoeira e o Parque Natural Municipal das Andorinhas, forma um mosaico de unidades de conservação que, somadas, possuem uma área de cerca de 25 mil hectares de áreas protegidas na região do Quadrilátero Ferrífero.
O que Ver e Fazer: Dentro da Floresta Estadual do Uaimii existem várias atrações. Passeios e caminhadas pelas serras, picos e escarpas, os cânions, opções para natação nas belas cachoeiras, corredeiras e visitas às grutas e cavernas. Uma série de opções de lazer para quem for visitar o local. Nas cachoeiras existem várias opções para aproveitar o passeio como a água limpa e farta com boa queda livre, existência de poços para natação e facilidade de acesso para acampamento.
Como foi formada, eventos relevantes…
Interna: A infraestrutura de apoio aos visitantes da Floresta Estadual do Uaimii está localizada nas portarias Brás Gomes e São Bartolomeu. O local possui estacionamento e banheiros.
Entorno: A infraestrutura no entorno da Floresta Estadual do Uaimii possui pousadas, hotéis e restaurantes que podem ser encontrados no município de Itabirito, no distrito de Cachoeira do Campo e em Ouro Preto.